quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Tricologia Capilar

Tricolorgia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A tricologia é o ramo da medicina que trata dos pêlos ou cabelos. Do grego Thricos (cabelo) e Logos ( estudo). Originou-se na Inglaterra em 1902, seu estudo contem ha função de solucionar vários problemas capilares.Existe, no Brasil, assim como em outros países, um interesse crescente pelos tratamentos alternativos e preventivos.
Atendendo a esse interesse, disponibilizamos informações sobre os cabelos e o couro cabeludo, direcionados à área de estética. Tricologia congrega profissionais ligados a esta ciência (químicos, biólogos, cosmetólogos, farmacêuticos, nutricionistas e médicos) e tem como objetivo integrar as áreas da saúde e da estética.profissionais da área da estética: terapeutas capilares, cabeleireiros, esteticistas e os demais que trabalham em salões, clínicas e spas.
A importância dos cabelos,
Nas comunidades humanas, a estética é muito valorizada. Em razão disso, apesar de não apresentarem importância maior para a sobrevivência do indivíduo, os cabelos têm valor indiscutível como ornamento pessoal. Em algumas culturas, o aspecto dos cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atende a exigências religiosas ou até mesmo a posicionamentos políticos. Compondo a moldura do rosto, os cabelos sinalizam formas de encarar a vida e, muitas vezes, importantes mudanças do comportamento pessoal.
Cortá-los, penteá-los, pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade.Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder.Constituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal.Para muitos, perdê-los é um desfiguramento grave. Queda de cabelos e calvície
Embora a queda dos cabelos não implique nenhum risco à vida do indivíduo, muitos sentirão insegurança emocional e perda da auto-estima, o que comprometerá a qualidade das suas vidas.Nas mulheres, que socialmente são mais cobradas quanto à beleza física, as apreensões sempre serão maiores.
Os humanos têm no couro cabeludo de 100 a 150 mil fios de cabelos.Destes, 85% estão na fase Anágena (fase de crescimento) e os restantes 15% estão nas fases Catágena(de repouso) Telógena (de queda ou troca).
A perda diária entre 50 e 100 fios é considerada normal, sendo maior nos dias da lavagem.Quando caem mais de 100 fios por dia, algo está acontecendo no organismo do cliente e terá que ser investigada a causa.
No Brasil, observa-se uma queda maior dos cabelos no período de fevereiro a junho.Para tratar a perda dos cabelos, sempre será necessária uma avaliação cuidadosa e um diagnóstico adequado.Sabemos que 40% dos homens e 5% das mulheres apresentarão algum grau de calvície.Neste caso, assim que se notar os primeiros sinais de afinamento e perda progressiva dos fios, é importante que se institua o tratamento preventivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário